0

Um peixe, e Seu vasto Oceano!

Posted by Demétrio Pereira Bom Sucesso Jr. on 12:45


O peixe que, durante dois mil anos, simbolizou o mistério de Cristo até a figura triste e inútil que Vivian Robson descreveu num livro de astrologia como sendo "a lata de lixo do zodíaco". Mas essa exótica combinação de coisas paradoxais é típica de Peixes.


Você pode tomar as latas de lixo no sentido literal ou simbólico, como quiser. Tudo o que o resto da humanidade descarta, desdenha, joga fora, ignora ou não compreende, Peixes aceita. No meio da névoa dos vastos destroços dos sonhos humanos e no meio das fantasias desfeitas, podemos pescar... pescar ... e pescar.


Peixes é regido por Netuno que na antiga mitologia é representado pelo deus dos oceanos e das vias submarinas da terra. Emergindo coberto de algas e brandindo o tridente, seu comportamento é imprevisível algumas vezes, é amigo dos marinheiros, oferecendo lhes mares calmos e ventos agradáveis, e outras vezes, estranhamente hostil, levanta tempestades destruidoras, invocando os monstros das profundezas. A figura de Netuno nos mostra algo de Peixes à primeira vista. Esse signo está em conexão com um reino que não tem limites ou profundidade mensuráveis. "Toda vida vem da água", nos diz o Corão. E Peixes pesca, nada mais nada menos que para encontrar o verdadeiro segredo da fonte da vida. Não admira que ele não consiga, que se torne desiludido e se transforme num escapista.


Dizem que Peixes, sendo o último signo do zodíaco, contém um pouco de cada um dos outros signos. E se você observar um típico pisciano, terá a impressão de que a afirmação é verdadeira. Ninguém é mais camaleão do que Peixes, um ator nato. 0 teatro e o cinema estão cheios de Peixes, cada um representando seu papel. Há neles uma maravilhosa fluidez e complexidade, que tanto podem encantar como irritar, pois eles são, ao mesmo tempo, tantas pessoas, que você começa a se perguntar quando é que o verdadeiro Peixes vai se mostrar. O segredo é que não existe esse "verdadeiro" pisciano. Ele é todo mundo. E se você acha que é fácil viver com essa espécie de empatia e de identificação com a raça humana, é melhor pensar mais um pouco.


Diz se também que Peixes vive para servir ou para sofrer. Isso também parece ter uma parcela de verdade, embora um pouco exagerada. Essa tendência que os piscianos tem de se transformar na pessoa a quem estão intimamente ligados faz com que sejam subestimados pelos outros. Alguns textos de astrologia se referem aos piscianos como sendo "insípidos" por causa de sua passividade, uma espécie de inércia que eles demonstram claramente quando atravessam períodos de crise. Observe um pisciano quando um dilema requer decisão e ação rápidas. Seus cabelos ficarão brancos antes que ele dê um passo. Uma decisão que tem de ser tornada rapidamente significa escolher algo em detrimento de outra escolha. 0 problema de Peixes é ter muitas escolhas, umas tão válidas quanto as outras; e todas contem alguma verdade, se você as observar mais profundamente. Como se pode escolher se toda escolha é a escolha certa e também errada?


Esta é uma das chaves do comportamento muitas vezes enigmático de Peixes: tudo é relativo. Este é uma faca de dois gumes. Poder ver a relatividade da verdade é um grande dom, pois gera tolerância. Se o homem, através da história, tivesse alguns traços mais do verdadeiro pisciano, não teria havido uma Inquisição espanhola, nem um holocausto nazista, nem caça às bruxas em Salém, nem fanatismo e perseguições. Se tudo é relativo, você não pode condenar os outros por causa de seus pontos de vista. O prover, sentir, ficar triste e perdoar, e, em geral, deixar que o outro se aproveite dele ou o destrate, apesar de toda a sua perspicácia.


0 pisciano é uma criatura que vive debaixo da água. Ele se move nas profundezas de um mundo inatingível, para você que é um tipo racional, de ar ou de terra. Tudo é visto dobrado ou quadruplicado; nada é simples e claro. Qualquer pensamento ou ação tem milhares de associações que vibram ao infinito. Peixes não conhece limites. Isso você pode ver nos hábitos comuns de Peixes. Ele freqüentemente come até passar mal, bebe até cair, ou faz tanta algazarra que ofende todo mundo, ou fica tão quieto e esquisito que assusta todo mundo. Tudo em excesso. Isso porque ele não entende como discriminar, como limitar ou como escolher. Se você tem um aquário com peixes tropicais, sabe que não pode simplesmente se ausentar, deixar a comida de uma semana dentro dele e sair de férias. O peixe vai simplesmente comer, comer e comer tudo aquilo que encontrar na sua frente até morrer. Não há senso de moderação em Peixes. Mas como poderia haver? Ele é uma criatura de um outro mundo, inseguro e não acostumado com as leis que regem o nosso claro, frio mundo de matéria e de fatos.


Para compensar essa falha, ele usa uma imaginação ilimitada, pois também neste particular Peixes não tem limites. Ele pode imaginar o que quiser. Einstein era de Peixes e um bom exemplo do que um intelecto brilhante pode produzir quando não é reprimido por convenções e dogmas. Muitos dos grandes músicos e pintores são piscianos, e sua imaginação não tem limites. Tudo é possível. Peixes tem o segredo da fonte da vida e do reino dos sonhos e da fantasia. A psicologia chama isso de inconsciente. Peixes tem a chave para esse mundo ele a recebeu de presente ao nascer. Ele pode entrar e sair como e quando quiser. 0 problema é que ele muitas vezes acha difícil voltar de lá.


Peixes tem um sério problema no que se refere a enfrentar a realidade, isto é, a realidade limitada por tempo, espaço, estruturas e fatos. Mesmo com uma intuição rápida como um relâmpago e um brilhante intelecto, ele sempre vai deixar de ver coisas simples, tais como a conta da luz para pagar. Peixes tem má reputação em assuntos de dinheiro. Não que eles não tenham senso prático, mas, de vez em quando, podem se mostrar mesquinhos e ter idéias meio esquisitas quanto à maneira de conseguir dinheiro. Isto se prende mais ao fato de que eles não podem e não querem sofrer limitações. O próprio conceito de serem limitados por tempo, espaço e pelas outras pessoas é terrivelmente irritante para Peixes. Sua mente está em coisas bem maiores.


Isso pode enfurecer os tipos mais ligados à terra, ou ao ar, tipos que gostam de tudo planejado, estruturado e explicado. Como signo de água, Peixes muitas vezes se relaciona afetivamente com os signos de ar, que vêem a realidade sob outros ângulos. Para Peixes essas coisas não são importantes. Ele prefere decidir num minuto tomar um avião para o Taiti, ou, de repente, comprar um Porsche, em vez de ficar seis meses fazendo planos para uma viagem ou a compra de um Fusca, que consome menos gasolina e paga um prêmio de seguro menor. Tudo isso levou Peixes a ser chamado de Criança Irresponsável, o que é bastante injusto. Ele é muito responsável com relação àquilo de que gosta; só que talvez sua concepção da realidade difira da das outras pessoas. Completa e radicalmente.


Peixes é também um romântico incurável. Ele pode ter muitas defesas para esconder essa sua tendência inata, mas ele nasceu romântico e assim há de morrer. E romance para ele não são só casos de amor. Significa tudo. A casa em que ele mora tem de ser um castelo com fosso e ponte levadiça; o carro tem de ser um modelo especial; a cama tem de ser redonda, giratória, com plataformas e luzes coloridas... Ele vive em sua imaginação. E em sua imaginação nem tudo é como um cenário de Guerra nas estrelas, mas tudo se inove constantemente. Peixes se aborrece mais depressa do que qualquer outro signo. A constante mudança de paisagens das profundezas não é facilmente trocada pela banalidade imutável da vida em terra firme. Peixes precisa de um pouco de teatro em sua vida. Se você não puder lhe oferecer isso, ele mesmo se encarregará de providenciá lo, muitas vezes para sua própria destruição. Mas isto também faz parte do drama.


Se você gosta de segurança, de pessoas assentadas, que sempre pensam o que dizem e mantêm sua palavra nesta semana, na próxima e além, fique longe de Peixes. A única coisa verdadeira que ele
tem  é seu amor pelas mudanças e sua aspiração por elas. Esse anseio e a intimidade que ele tem com o mundo dos sonhos, coisa muito mais importante para ele do que as "realidades" do bem estar, da comida, do teto sobre a cabeça, do atendimento médico gratuito e da ida a uma boate a cada dois dias, que são sinônimos de felicidade. Não para Peixes. Dê lhe rosas para alegrar a alma a qualquer hora. Ele é tremendamente adaptável, e pode viver muito bem num sótão. Um sótão é romântico, conjuntos habitacionais não são.


Peixes e o amor


Depois de todas as qualidades que acabamos de enumerar, poderíamos esperar que Peixes tivesse também uma vida amorosa rica, uma vez que está sempre amando. Se não está amando uma pessoa, está amando uma causa, ou amando a Deus, mas está sempre amando. Dar está em sua natureza, e, sendo um signo de água, um signo de sentimento, é impossível para Peixes conceber a vida em solidão a não ser que seja do tipo de solidão que um monge ou uma freira elegem em troca de uma união de essência diferente.


Você poderá ver em Peixes muita sensibilidade, gentileza e a tendência ao devotamento total. Poderá notar também a suprema compensação de muitos piscianos para sua necessidade de pessoas, exibindo uma frieza e um deliberado desapego, assim como uma tendência a sempre atender aos desejos dos outros em primeiro lugar, quando recebem uma pequena demonstração de afeto ou carinho. Ou você poderá ver sua sombra aparecer, ocasião em que o seu parceiro tem de estar sempre na posição de servo de seu Mestre e Senhor. Nos dois casos, o fundamento é o mesmo. Se Peixes puder confiar, dará tudo; talvez não amanhã ou no ano que vem, pois fidelidade e planejamento não fazem parte de sua natureza. Mas hoje, agora, este é o momento. E se você ligar com elos todos esses momentos, pode descobrir que a corrente que se forma dura por toda uma vida.


Uma das qualidades mais desconcertantes de Peixes é que ele se relaciona com qualquer pessoa tão rapidamente e em níveis tão superficiais, que as pessoas entendem mal seus motivos. Na verdade, ele não está se envolvendo; está apenas ouvindo com simpatia. Ele também se deixa seduzir facilmente, não só no sentido literário. Você não pode aprisionar Peixes; seu lado extrovertido flui e se estende a outras pessoas, e você acaba até se acostumando. Mas lembre se de que ele tem uma alma sábia. Ele vê através das pessoas num relance. E mesmo quando seu julgamento pode ser falseado pela simpatia, pelos elogios que lhe fazem ou por uma personalidade mais forte, ele tem a capacidade de reconhecer aquilo que realmente tem valor. Peixes não é pessoa de notar só uma mulher, uma namorada ou só um homem. Isto é impossível para Peixes. Ele não está apenas interessado em todo mundo, mas também atraído por todo mundo. Ele tem sua própria moral, e é melhor você descobrir antes que moral é essa para não ter surpresas mais tarde. Mas não leve tudo muito a sério. 0 curioso desprendimento desse signo fica em evidência mesmo em situações muito penosas; quando ele diz que alguma coisa não significava nada para ele, provavelmente não significava nada mesmo, e seria melhor que acontecesse o mesmo com você também. Se você e uma pessoa possessiva, isso pode significar um sério problema. Ele pode ser tecnicamente fiel, mas sua imaginação nunca o será, nem ele tampouco. Isso depende também do valor que você dá à fidelidade que ele lhe dedica, ou se você prefere uma profunda compreensão e uma tácita comunhão que nenhum outro signo pode lhe oferecer.


Há também em Peixes uma qualidade, como em Virgem seu signo oposto , que permanece intocável e que não pode ser possuída, não importando o tipo do contrato ou há quanto tempo você o conhece. Alguma parte de Peixes sempre irá pertencer ao cosmos, ao seu eu interior, e nunca a você. Diferentemente de signos mais simples, como Áries ou Touro, Peixes simplesmente não é capaz de dizer: "Estou aqui de corpo e alma; sou seu". Ele vai lhe contar quarenta e cinco das sessenta e oito descobertas de si mesmo que fez nessa semana, mas não espere que ele lhe conte todas. Entre elas vai haver sonhos e visões que ele nunca vai revelar. Se cada vez que Peixes se tornar um tanto vago e ficar com um olhar sonhador você lhe perguntar o que ele está pensando, vai deixá lo louco e enlouquecer também, e jamais vai ouvir uma resposta que o satisfaça. A pura verdade é que provavelmente nem ele o saiba; ele apenas foi embora. E se você o deixar em paz, ele certamente voltará.


Peixes tem muitos outros meios de se comunicar, além do verbal; este não é um signo conhecido por sair se bem em debates e discussões. Muitos piscianos são completamente incapazes de se explicar ou de explicar os próprios sentimentos. Eles contam com o contato direto, com a atmosfera, com a sutil comunhão que é quase uma telepatia. Tente forçá los a dar explicações corretas e definições, e será como tentar segurar uma mão cheia de água; a água escorre pelos seus dedos e desaparece.


Esquivo é uma palavra muito usada para definir Peixes. Criador de ilusões também é um termo apropriado. Mas não é como Capricórnio, cujo gosto pelo poder o torna calculadamente evasivo; nem como Escorpião, que preserva deliberadamente seus segredos; e nem como Gêmeos, que adora a ginástica mental. Se você vê trinta coisas diferentes, como pode explicar uma só? Especialmente se a outra pessoa não consegue nem compreender o que seja ver trinta coisas? E o que dizer de emoções ambivalentes bem, isto também é tão difícil! Como explicar que você ama e odeia alguém, algo que é feio e bonito ao mesmo tempo, que tudo muda continuamente tão rápido que nem dá tempo de dizer "bom dia"? Por essas e por muitas outras razões, o pisciano e um parceiro esquivo. Deixe os sentimentos surgirem e passarem. Seria besteira tentar defini los ou estruturá los. Muitas pessoas se sentem profundamente magoadas com Peixes, não por ser ele um signo frio e sem sentimentos, mas porque a outra pessoa espera uma declaração de amor convencional, tal como: "Eu a amo, e sempre vou amá la quando uma frase desse tipo é absolutamente ridícula para o pisciano, que sabe que amor é um estado de alma muito variável, que tem muitos sentidos que mudam o tempo todo, que tudo é relativo, que você não pode planejar o futuro, etc., etc ...


Mas, se você sabe o bastante sobre o mundo e sobre si mesma para preferir a mudança ao que é estático, mergulhar nos mais profundos sentimentos de Peixes pode ser a mais salutar e regeneradora relação amorosa que você jamais teve. Quem sabe o segredo é não ficar sempre espezinhando os sonhos dele, nem ficar pensando que você o entende perfeitamente. No momento em que você pensar nisso, ele já terá mudado. Se você não gosta de mudanças, fique com um taurino ou um leonino. Mas se gosta de regiões inexploradas e mistérios, de castelos mágicos com tesouros inexplorados, então, não tenha medo de Peixes. É só não pensar que você conquistou apenas uma pessoa. Conquistou todas. Que melhor caminho existe para aprender tudo a respeito da vida?



Essa é a introdução mais valida da minha pessoa!

|

0 Comments

Postar um comentário

Direitos Reservados © 2010 Entre, Aprecie e Experimente! Todos os direitos reservados.